vírus no celular
Vírus no Celular

Vírus no celular? Veja dicas para evitar e se prevenir

Foi-se o tempo em que os vírus eram apenas um problema dos computadores. Atualmente, em razão do uso intenso do celular e do compartilhamento de dados pelos celulares, eles também se tornaram um alvo. E, saiba, um vírus no celular é perigoso.

Isso, pois, considere todos os dados que você compartilha pelo seu smartphone. Eles são de natureza diversa, não é mesmo? É muito importante que você as proteja e isso não se limita ao uso de serviços de armazenamento em nuvem. 

É preciso ter cuidados para que não haja espaço para invasão de criminosos, o que muitas vezes é criado por um vírus. Assim, veja abaixo como se proteger com algumas dicas que promoverão a sua segurança e tranquilidade.

vírus no celular

O Compara Plano tem planos de internet 4G para você acessar a internet quando e onde quiser. Conheça: comparaplano.com.br!

Como evitar vírus no seu celular?

Os vírus no celular são obtidos de diversas maneiras. Seja pelo uso de conexões abertas sem os devidos cuidados ou pelo uso incorreto de aplicativos, você pode se colocar em perigo sem sequer ter noção disso.

Assim, note quantas informações você pode colocar em mãos de criminosos, eis que dados financeiros, pessoais, fotos e endereços estão dispostos no seu smartphone. Isso pode gerar muitas dores de cabeça, desde extorsões a uso criminoso das informações.

Contudo, não há motivo para desespero! Aqui, você encontra dicas cruciais para manter sua proteção e dos seus dados e evitar vírus no celular. Dessa forma, continue lendo e veja, abaixo, como é possível manter a segurança do seu smartphone. 

Cuidado com os aplicativos

É bem verdade que os celulares nos trazem possibilidades diversas com os aplicativos. Eles se prestam desde a educação quanto ao entretenimento, comunicação e mobilidade. Entretanto, você precisa tomar cuidado com eles.

Muitas vezes aplicativos que parecem confiáveis escondem perigos diversos. Isso, então, pode colocar seus dados em risco. Portanto, procure conhecer mais sobre o app antes de instalá-lo, pois ele pode resultar em vírus no celular.

Para isso, faça uma pesquisa sobre o app com reviews.Também, busque pela lista que o Google atualiza mensalmente em que apresenta quais aplicativos foram banidos da PlayStore.

Aliás, caso algum dos apps ali citados esteja no seu celular, desinstale-o imediatamente! Também, lembre-se de fazer uma varredura com seu anti-vírus após retirá-lo do seu smartphone.

Fique de olho nas permissões de acesso

Quando você instala um aplicativo ele pede algumas permissões de acesso. Caso você seja uma daquelas pessoas que aceita todas sem analisá-las, saiba que esse é o momento de evitar essa postura. Afinal, essa é uma porta para vírus no celular.

As permissões de aplicativos são diversas. Cada uma delas, então, tem acesso a um tipo de dado, por exemplo: 

  • Mensagens, 
  • Contatos, 
  • Números, 
  • Imagens, 
  • Localização. 

Já deu pra perceber que todas elas expõem importantes informações, não é mesmo? Um vírus, então, poderia exportá-las.

Dessa maneira, para evitar vírus no celular, analise cada uma das concessões. Para isso, entre nas configurações do seu smartphone. Então, acesse os aplicativos e analise quais são as permissões de cada um deles.

Por exemplo, note que um aplicativo de edição de fotos não tem motivos para ter acesso à sua agenda e mensagens, certo? Caso ele tenha, desative. Também, após fazer toda essa análise, lembre-se de fazer uma varredura com o anti-vírus.

Entregadora de camiseta, boné falando no celular enquanto grita Foto gratuita

Note alterações inexplicáveis, como duplicação de aplicativos

Quando há um vírus no celular o seu smartphone costuma dar alguns sinais. Por exemplo, aparecer na tela aplicativos duplicados. Também, reiniciar sem comando, travar constantemente ou demonstrar alterações que você não realizou.

Nesses casos, não deixe de buscar analisar os seus aplicativos do celular. Se preciso for, desinstale alguns, preferencialmente os mais recentes ou de instalação imediatamente anterior ao funcionamento errôneo.

Aqui, ainda, fica uma dica: dentre os aplicativos que a lista Google traz como os mais nocivos e que não tem mais permissão na Play Store, a grande maioria se refere aos de edições de fotos.

Por isso, caso você busque esse tipo de aplicativo, busque saber a sua procedência antes. Além disso, caso seu smartphone apresente funcionamento estranho após a instalação de um app desta natureza, desinstalá-lo, pois ele dá indícios de vírus no celular.

Use sempre um antivírus de qualidade

Por fim, não deixe de tomar cuidados com o seu celular. Mesmo que você não costume baixar aplicativos diversos, lembre-se de que você lida com dados e arquivos diversos de inúmeras formas, pelo celular, todos os dias.

Imagine as imagens que acessa, os links de WhatsApp, eventuais mensagens maldosas, download e outras atividades no seu celular. Todas elas podem dar abertura para agentes nocivos como os vírus no celular.

Portanto, não deixe de instalar um antivírus de qualidade no seu celular. Para isso, antes de tudo, procure saber mais sobre as alternativas disponíveis, fazendo pesquisas para ter conhecimento da procedência de cada um.

Além disso, faça uma varredura periódica e procure dar permissões de análise de todos os arquivos que você usa. Com tudo isso, você evita vírus no celular e mantém a sua segurança.